20100330

Cientistas conseguem recriar o Big Bang - via:VejaOnLine

Os cientistas do Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (Cern) conseguiram nesta terça-feira, pela primeira vez na história, recriar o Big Bang. Os responsáveis pelo maior colisor de partículas do mundo (o LHC) informaram que o aparelho desencadeou choques de prótons geradores de uma energia recorde, com o objetivo de recriar condições similares à da grande explosão que teria dado origem ao universo.

O experimento consiste em colidir partículas no nível mais alto de energia já tentado. Dessa forma, é possível recriar as condições em que o Big Bang teria se dado, há 13,7 bilhões de anos. Os cientistas aceleraram os prótons a 7 tera eletron volts (Tev) - o equivalente a 7 trilhões de eletronvolts. Isso significa que os prótons correm a 99,99% da velocidade da luz (cerca de 300.000 quilômetros por segundo), ou 11.000 voltas por segundo no megatúnel de 27 quilômetros do Grande Colisor de Hádrons (LHC).

Os aplausos foram intensos nas salas de controle quando os detectores do LHC, um túnel circular instalado na fronteira entre França e Suíça, marcaram o choque de partículas subatômicas. "Isto é física em ação. O início de uma nova era", disse Paola Catapano, cientista e porta-voz do Cern, de Genebra, ao anunciar o experimento.

O LHC começou a circular partículas em novembro passado, depois de ser fechado em setembro de 2008 por causa de superaquecimento. Vários cientistas pelo mundo acompanham os trabalhos. O LHC foi lançado com pompas em 10 de setembro de 2008, mas apresentou problemas nove dias depois. Os reparos e as melhorias custaram 40 milhões de dólares, até que o aparelho voltou a operar no fim de novembro.

O sucesso desta terça foi obtido após de duas tentativas frustradas durante a madrugada. Segundo os cientistas, o experimento abre portas para uma nova fase da física moderna, ajudando a responder muitas perguntas sobre a origem do universo e da matéria. Explosões como essa criam "Big Bangs em miniatura" e produzem dados que a ciência analisará durante os próximos anos.

Nenhum comentário: